top of page

Controller: veja como se preparar para a profissão do futuro

Promissor para os novos modelos de negócio, o controller é o profissional que trabalha integralmente pela redução de despesas e rentabilização do capital social.

Trata-se de uma profissão que tem os primeiros registros no fim da Segunda Guerra Mundial e que, durante anos, resumiu-se a pouca expressão dentro do setor de finanças. A ascensão do cargo surgiu de maneira curiosa: em 2002, após o escândalo das fraudes contábeis da Enron, companhia norte-americana que inflou seus resultados. Assim, a função ficou em alta por trabalhar com balanços e garantir uma boa governança. Basicamente, é um cargo que exige profundo conhecimento para proporcionar saúde financeira para a empresa, com responsabilidades que englobam:

  • Avaliação de ciclos operacionais;

  • Análise de informações contábeis;

  • Redução de perdas, aumento de lucros e acompanhamento de projeções;

  • Estudo do mercado em que a organização está inserida;

  • Planejamento e desenvolvimento de planos econômicos-financeiros.


O que faz um controller?

Deu para perceber que o controller possui tarefas de extrema importância dentro de uma empresa, certo? É um profissional que deixou de ter atividades burocráticas, como lidar com a documentação fiscal e colocar em ordem a parte tributária, para cuidar dos gastos da empresa como um auditor, que busca uma boa gestão e garante o interesse dos donos. Ocupa também uma posição mais estratégica, com um trabalho que ajuda as empresas na hora de tomar decisões.


Ferramentas que ajudam o dia a dia de trabalho

Atualmente, a realidade de trabalho dentro dos times financeiros envolve conhecimento e familiaridade com a tecnologia. Por isso, habilidades com ferramentas que agilizam o dia a dia e automatizam processos acabam sendo bastante exigidas no mercado. A ideia é transformar a gestão em algo mais simples, tornando as tarefas mais otimizadas. Uma das alternativas que ajudam muito os profissionais de finanças é a Conta Simples, que reúne conta digital para pessoa jurídica e uma solução de múltiplos cartões corporativos (físicos e virtuais) em uma plataforma que otimiza a gestão de gastos dentro das empresas, deixando tudo mais simples e organizado. Então, se você decidir trabalhar como controller, fique de olho em ferramentas que proporcionem essa rapidez e agilidade para manter a organização do departamento em dia. Onde atua o controller?

Organizações que lidam diretamente com o mercado financeiro, como as fintechs e instituições financeiras, são excelentes opções para iniciar carreira. O leque de opções acaba sendo variado, na verdade, porque o controller pode atuar em qualquer empresa. Afinal, toda organização precisa de planejamento financeiro, não é mesmo? Para traçar um caminho de sucesso como controller, o profissional deve possuir determinados conhecimentos, como:

  • Análise e interpretação de cenários relatados pela Contabilidade;

  • Capacidade estratégica para escolha de prioridades;

  • Extenso conhecimento em Contabilidade;

  • Profundo know-how da dinâmica dos negócios da empresa.

Plano de carreira e cursos: como se preparar para a profissão

Ser generalista é uma característica importante para um controller, pois o profissional deve ser capaz de interagir com várias áreas. Entretanto, a procura de oportunidades no setor é específica. Como todo cargo de alta gestão, é imprescindível que o profissional tenha conhecimento amplo em legislação contábil nacional e internacional, compliance e business inteligence. Agora, você deve estar pensando que se preparar para uma profissão tão promissora pode ser complicado, certo? Mas não é. Com formação em Administração de Empresas e algumas especializações na área, é possível alcançar um cargo na área de controladoria. Gostou de saber um pouco mais sobre a carreira de controller? Se você se interessou pela área, pode começar agora mesmo a se preparar para conseguir uma posição de trabalho com ela.

1 visualização
bottom of page