top of page

Conheça o projeto brasileiro finalista do SXSW Innovation Awards 2024

Tradutor de linguagem de sinais utilizando tecnologia de IA foi desenvolvido no Recife (PE)

Um dos projetos finalistas do prêmio de inovação em IA (Inteligência Artificial) do SXSW (South by Southwest) 2024 é brasileiro.


Um tradutor de linguagem de sinais utilizando tecnologia de IA foi desenvolvido no Recife (PE), através da parceria entre o Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e a empresa de tecnologia Lenovo.

O projeto desenvolveu um conjunto de dados de milhares de vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para que uma nova tecnologia com patente pendente possa ensinar a IA a identificar visualmente e contextualizar cada gesto individual.


Essa mesma tecnologia também poderia ser usada para o caminho inverso: ensinar pessoas que não sabem se comunicar em Libras a fazer os gestos através das imagens.


Em vez de traduzir gesto por gesto separadamente, a IA está aprendendo a reconhecer as posições das mãos na base de dados, mais do que apenas os contornos das mãos.

Aprendendo a identificar os pontos digitais localizados nas mãos da pessoa que está fazendo os sinais, o algoritmo consegue reconhecer e processar esses movimentos e gestos a ponto de reconhecer o fluxo de uma frase e transformá-la em um texto.


O projeto está na fase de testes internos, realizados com funcionários da Lenovo e do Cesar que possuem deficiência auditiva. A próxima fase é expandir os testes para conseguir atingir o objetivo desejado da tradução em tempo real de Libras.


Outras linguagens

O modelo de tecnologia, no entanto, pode ser utilizado como base para a tradução de outras linguagens de sinais ao redor do mundo.

O objetivo da Lenovo é desenvolver um produto viável de ser utilizado por consumidores ainda em 2024 e, para isso, a empresa deve limitar inicialmente a ferramenta à tradução de frases em contextos específicos.


A ideia para o projeto surgiu durante uma reunião da Lenovo em 2019, na qual uma desenvolvedora de software que também é fluente em Libras sugeriu trabalhar em uma tecnologia que ajudasse a comunidade de deficientes auditivos.

“Existem muitos obstáculos envolvidos apenas na captura de vídeo – incluindo a cor da pele da pessoa, a cor do fundo, a iluminação, as roupas, a velocidade dos gestos e as posições das mãos em relação ao corpo – para citar apenas alguns. Além disso, nem todas as câmeras têm o mesmo nível de percepção de profundidade”, disse Hildebrando Lima, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Lenovo no Brasil, no comunicado oficial das instituições.


Outros projetos

Confira todos os projetos que concorrem ao prêmio de inovação em inteligência artificial do SXSW 2024:

  • Legendas: Estúdio criativo com tecnologia de IA de Nova York, EUA

  • CESAR + Lenovo: tradutor de linguagem de sinais com tecnologia de IA de Recife, Brasil

  • Truveta: Pesquisa em saúde habilitada para IA de Bellevue, EUA

  • SKOUT®: IA em tempo real para detecção de pólipos de Cambridge, EUA

  • Cephable: Controle a tecnologia em seus termos de Wilmington, EUA

Sobre o SXSW 2024

O South by Southwest, mais conhecido como SXSW, acontece anualmente em março, em Austin, nos Estados Unidos, e é considerado um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, trazendo ainda atrações de diferentes países.

Neste ano, a edição irá ocorrer de 8 a 16 de março e os ingressos estão disponíveis no site do evento. Para maiores informações sobre preços e tipos de credencial, clique aqui.


O SXSW foi fundado em 1987 com uma série de longas discussões sobre o futuro do entretenimento e da mídia que aconteciam de forma sigilosa nos escritórios do The Austin Chronicle. Na época, a música era o fator de união, mas o grupo também compartilhava o gosto pela arte e pelas ideias. A inclusão e a busca por coisas novas eram valores fundamentais.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page