top of page

Confira dúvidas frequentes da área de Direito

O curso de Direito é destinado a estudantes que desejam compreender conceitos jurídicos, podendo, após a conclusão do curso, atuar em diversos setores e funções. Nesse sentido, é possível citar cargos de extrema relevância, como advogado, juiz, promotor, delegado, entre outras possibilidades.

Se você deseja conhecer mais sobre esse tema, as perguntas e respostas da Comunidade da UNIFF apodem te ajudar a compreender maiores detalhes relacionados ao curso. Por conta disso, a UNIFF dá sequência à série textual relacionada às dúvidas mais frequentes dos principais cursos do país, abordando, nesta semana, a formação em Direito. Confira os principais questionamentos da área. É necessário usar roupa social para frequentar as aulas de Direito?

O uso de roupas sociais é uma característica presente entre os profissionais que atuam na área do Direito, afinal, transmitir confiança é o objetivo do advogado, juiz, promotor, delegado, entre outros, o que pode ser alcançado com o uso das roupas adequadas. Saiba, porém, que não existem padrões a serem seguidos em relação às roupas que devem ser utilizadas durante a formação em Direito. A realização do curso possui foco total no aprendizado. Desse modo, utilizar as roupas que mais lhe trazem conforto podem te ajudar durante os estudos. Entretanto, vale ressaltar que desenvolver familiaridade com trajes formais para profissionais do Direito pode ser um diferencial em quesito de preparação para o mercado de trabalho da área.

Além de advogado, quais são as outras carreiras do Direito? É comum relacionarmos a carreira de advogado ao curso de Direito. De fato, essa é uma possibilidade frequente. Saiba, entretanto, que existem outras carreiras que podem ser seguidas por profissionais com formação em Direito. Confira algumas delas:

  • Juiz

  • Procurador

  • Promotor

  • Delegado

  • Desembargador

Para tais funções, o profissional deverá participar de concursos públicos com o objetivo de ingressar na carreira de interesse. Nesse sentido, a experiência no ramo do Direito pode ser um diferencial.

Existe curso de Direito na modalidade EaD? O Ministério da Educação (MEC) ainda não autoriza a realização do curso de Direito na modalidade EaD. Saiba, porém, que o cenário pode mudar nos próximos anos, afinal, diversas instituições de ensino superior caminham a passos largos para a oferta do curso na modalidade a distância após sinalização positiva do MEC em relação ao prosseguimento do processo de análise das propostas de cursos de Direito a distância em 2019. Entretanto, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), defende critérios rígidos para oferta do curso de Direito na modalidade EaD. Nesse sentido, em dezembro de 2021, a entidade solicitou a suspensão dos processos de autorização do ensino a distância para o curso de Direito por 180 dias, além da criação de um grupo de trabalho composto por profissionais da área para debater acerca de um marco regulatório para a oferta do curso na nova modalidade. Quais são as dicas para começar a faculdade de Direito? A graduação em Direito possui duração de 10 semestres (5 anos), o que requer por parte do estudante dedicação e planejamento. Nesse sentido, ter em mente as metas a serem alcançadas pode ser um diferencial durante a formação. A leitura também está presente durante toda a graduação em Direito. Por conta disso, se manter informado, por meio de livros e materiais acadêmicos sobre as diversas temáticas do Direito, podem ajudar na elaboração de novos conhecimentos.



5 visualizações0 comentário

留言


bottom of page