top of page

Com jatinho, Taylor Swift é a celebridade que mais emite CO2, diz estudo

No Brasil com a "The Eras Tour", cantora se apresenta em São Paulo nesta sexta-feira, sábado e domingo

Na última segunda-feira (20), Taylor Swift encerrou sua passagem pelo Rio de Janeiro com os shows da “The Eras Tour”. De lá, a cantora finaliza a maratona no Brasil diretamente do Allianz Parque, em São Paulo, onde tem duas apresentações agendadas para os dias 24, 25 e 26 de novembro.


Nas redes sociais, as distâncias viajadas pela artista em períodos curtos vem chamando a atenção de alguns internautas.

Segundo um estudo da Yard, empresa que rastreia o uso de aeronaves por celebridades, Taylor está no topo da lista de famosos que mais emitiram dióxido de carbono (CO2) em viagens com aviões particulares no último ano. A pesquisa foi publicada no segundo semestre de 2022.


O que os dados dizem sobre o jatinho de Taylor Swift

A empresa afirma que a cantora acumulou um total de 170 voos em pouco mais de seis meses, foram 22.923 minutos no ar – o que dá cerca de 15,9 dias. O jato, inclusive, tem um tempo médio de voo de 80 minutos, e suas emissões totais de voos no ano são de 8.293,54 toneladas. Esse número é 1.184,8 vezes mais do que as emissões anuais totais de uma pessoa média.


O voo mais curto registrado de Taylor em 2022 teve duração de 36 minutos, de Missouri para Nashville, nos Estados Unidos.

Vale reforçar que, após a publicação do estudo, em contato com a “Rolling Stone”, um representante da cantora declarou que nem sempre a aeronave é utilizada pela cantora. “O jato de Taylor é emprestado regularmente a outras pessoas. Atribuir a ela a maior parte ou todas essas viagens é flagrantemente incorreto”, disse ele.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a queima de combustíveis fósseis é um dos principais fatores que aumentam o efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global, que causa mudanças climáticas extremas.

Veja a lista completa das celebridades que mais geram emissões de gases de efeito estufa:

  1. Taylor Swift – 8.293,54 toneladas

  2. Floyd Mayweather – 7.076,8 toneladas

  3. Jay-Z – 6.981,3 toneladas

  4. Alex Rodriguez – 5.342,7 toneladas

  5. Blake Shelton – 4.495 toneladas

  6. Steven Spielberg – 4.465 toneladas

  7. Kim Kardashian – 4.268,5 toneladas

  8. Mark Wahlberg – 3.772,85 toneladas

  9. Oprah Winfrey – 3.493,17 toneladas

  10. Travis Scott – 3.033,3 toneladas

Disparidade entre ricos e pobres

Ainda nesta segunda-feira (20), dados do relatório “Igualdade Climática: um Planeta para os 99%”, lançado pela organização não governamental e sem fins lucrativos Oxfam Internacional, apontam que o 1% mais rico da população mundial (77 milhões de pessoas) foi responsável por 16% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases do efeito estufa, em 2019.

O valor equivale a mesma quantidade emitida pelos 66% ou dois terços mais pobres da humanidade (5 bilhões de pessoas). Enquanto isso, os 10% mais ricos do mundo são responsáveis por 50% das emissões globais de CO2.

A entidade internacional aponta que os “super-ricos” têm muitos investimentos em indústrias poluentes e seus estilos de vida resultam em grandes emissões de CO2, impulsionando, assim, o aquecimento global.

Outro dado relevante do documento é que as emissões globais anuais do 1% mais rico da população anulam, todos os anos, a economia de carbono de quase um milhão de turbinas eólicas terrestres.

Além disso, em 2030, apenas as emissões desta pequena parcela da população mundial deverá ser 22 vezes superior ao limite seguro de emissões permitidas para manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C, meta estabelecida no Acordo de Paris.


“The Eras Tour” no Brasil

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a tão aguardada “The Eras Tour” desembarca em São Paulo neste final de semana. Os shows ocorreram na sexta (17), domingo (19) e segunda-feira (20), após o show que estava previsto para sábado (18) ter sido adiado por causa do calor no Rio.

Taylor Swift segue para São Paulo para as apresentações marcadas para os dias 24, 25 e 26 de novembro, no Allianz Parque. A abertura dos portões, até o momento, está prevista para as 16h, com início do show às 19h30.

Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br




1 visualização
bottom of page