A modalidade oferece benefícios tanto para pessoas saudáveis, aumentando o desempenho aeróbico, quanto em pessoas com dificuldade de equilíbrio, como idosos
A caminhada nórdica um tipo de exercício que tem se popularizado recentemente e é caracterizada pelo uso de dois bastões, um em cada mão, durante a caminhada. A modalidade tem origem na Europa com o objetivo de facilitar o deslocamento em neve e percursos montanhosos, mas tem ganhado força como uma opção de exercício aeróbico de menor impacto, principalmente para o público mais velho.
“Os benefícios da caminhada nórdica são muito semelhantes aos de outras atividades aeróbicas, como caminhada e corrida. Mas tem algumas pequenas vantagens: pode ajudar pessoas que tem dificuldade de equilíbrio, principalmente pessoas mais velhas, já acometidas pela demência ou com histórico de AVC“, explica Carlos Leandro Tiggemann, profissional de educação física e professor das disciplinas de treinamento físico do curso de Educação Física do Centro Universitário FSG, à CNN.
Porém, a caminhada nórdica também oferece benefícios às pessoas saudáveis por exigir maior força dos membros superiores durante o exercício. Afinal, ela é derivada de uma modalidade esportiva chamada esqui cross-country, em que os atletas percorrem grandes distâncias na neve — com circuitos que variam de 2 a 50 km — com a ajuda de bastões.
“Esses são atletas que têm altíssima capacidade cardiorrespiratória. O fato de usar os membros superiores para realizar o exercício exige ainda mais do organismo e faz a atividade de tornar mais intensa”, afirma Tiggemann. “Então, a caminhada nórdica pode ser usada tanto como uma modalidade terapêutica, para pessoas com dificuldade de mobilidade, quanto por pessoas saudáveis para melhorar o seu desempenho físico”, acrescenta.
O que é preciso ter para começar a praticar caminhada nórdica?
Para começar a praticar caminhada nórdica, é preciso ter em mãos dois bastões específicos para a modalidade, que podem ser encontrados em sites e lojas de itens esportivos.
Os bastões de caminhada nórdica costumam ser feitos de fibra de carbono ou alumínio, que oferecem maior rigidez sem os tornar pesados. Além disso, possuem ponteira de borracha, ideal para caminhadas em locais pavimentados, como parques e calçadas. Há, ainda, algumas versões com ponteira de metal, ideal para caminhadas em gramados e trilhas, e com regulagem para a altura do praticante.
Outros itens importantes para a prática de caminhada nórdica incluem roupas confortáveis e leves e tênis próprio para caminhada.
Como fazer a caminhada nórdica?
Para quem é iniciante, vale a pena procurar profissionais especializados nessa modalidade para fazer o exercício com acompanhamento e orientação adequados. Também é interessante começar por trajetos sem grandes obstáculos e, de preferência, sem subidas ou descidas íngremes.
Para fazer a caminhada, apoie um dos bastões no chão realizando um ângulo de, aproximadamente, 45º e, com o pé do lado oposto, dê um passo. Em seguida, repita o mesmo processo com o outro lado, alternando as passadas com os braços. Comece com uma intensidade leve e, quando sentir segurança, aumente a velocidade da caminhada.
Existe alguma contraindicação?
De acordo com Tiggemann, não existem contraindicações para a caminhada nórdica. “Obviamente, se alguma pessoa tem alguma limitação nos membros superiores, pode ter dificuldade ao usar o bastão. Mas, de forma geral, não há uma contraindicação absoluta”, afirma.
Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br
Comments