top of page

BBB 23: De que forma os relacionamentos tóxicos afetam a saúde mental?

Neurocientista comenta relacionamento entre Bruna Griphao e Gabriel, que causou polêmica na última semana. Tadeu chegou a alertar o casal sobre as atitudes dentro do programa

Bruna Griphao e Gabriel causaram polêmica na última semana devido ao comportamento do casal dentro do Big Brother Brasil 2023. Tadeu Schmidt, apresentador do programa, chegou a fazer um alerta sobre o relacionamento dos participantes.

Falas polêmicas entre o casal levantaram a discussão sobre os perigos dos relacionamentos tóxicos. Entre elas, Tadeu citou o momento em que Bruna diz: "Eu sou o homem da relação". Em seguida, Gabriel responde: "Mas já já você vai tomar umas cotoveladas na boca."

"Vocês estão percebendo que tem alguma coisa errada? Eu tô aqui pra fazer um alerta antes que seja tarde", disse o apresentador no último domingo (22/1). Após a repercussão, os espectadores começaram a falar sobre as consequências de uma relação abusiva. Citando um estudo publicado na revista científica Jama Network, o neurocientista Fabiano de Abreu Agrela faz um alerta sobre o assunto. "É uma situação estressante - e nem só para os dois envolvidos. O estresse pode aumentar quase todos os problemas de saúde, como problemas cerebrais, de tireoide, imunológicos e de peso", explica.

O estudo revelou que aqueles que estavam em relacionamentos tóxicos corriam maior risco de desenvolverem problemas cardíacos - incluindo morrer devido à ataques do coração e derrames - do que pessoas cujos relacionamentos não eram negativos.

Sinais de um relacionamento abusivo

O neurocientista aponta que os relacionamentos tóxicos são caracterizados por "falta de confiança, comportamentos controladores e mentiras frequentes". "Comunicação hostil com gritos, xingamentos, jogar coisas, quebrar coisas, uso da força ou de posturas físicas para intimidar", alerta Fabiano.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page