top of page

Artes: 5 profissões que talvez você não conheça

O dia 12 de agosto celebra o Dia Nacional das Artes no Brasil. A data relembra a fundação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, inaugurada na mesma data do ano de 1816, através do decreto de Dom João VI, príncipe regente do Brasil.

Com outro nome na atualidade, Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, a instituição de ensino está em funcionamento e disponibiliza diversos cursos aos estudantes:


O profissional artístico pode atuar em diversas áreas e ter funções abrangentes no setor. A UNIFF listou 5 profissões que talvez não conheça para quem gosta de Artes.



  • Artes Cênicas

  • Artes Visuais

  • Comunicação Visual Design

  • Conservação e Restauração

  • Desenho Industrial

  • Design de Interiores

  • História da Arte

  • Licenciatura em Educação Artística

  • Paisagismo

  • Pintura

Em homenagem ao Dia Nacional das Artes, a UNIFF veicula nesta quinta-feira (11/08) a publicação sobre profissões na área artística que talvez você não conheça. Antes de iniciarmos o texto desta semana, confira o texto da semana passada que abordou 6 profissões em alta na área da Saúde. Boa leitura! Cenógrafo O cenógrafo é o profissional que tem conhecimento sobre todas as etapas do processo de produção cenográfica. Ou seja, este profissional está apto ao trabalho com projetos, coordenação e criação de cenários para produções artísticas. O cenógrafo poderá atuar em show, gravações de filmes e documentários, produções teatrais e demais espetáculos artísticos. Em geral, o cenógrafo atua em parceria com outros profissionais, como o produtor e o diretor artístico. Ilustrador O ilustrador é o profissional que cria desenhos, animações, montagens, entre outras criações imagéticas, para empresas e clientes. O trabalho deste profissional também abrange o desenvolvimento de identidades visuais de marcas e/ou produtos. Vale lembrar que o ilustrador pode trabalhar como autônomo ou com carteira assinada e, além disso, é comum que o profissional atue em parceria com outros profissionais das áreas de design ou criação. Empresas de marketing, canais de televisão, jornais/revistas e editoras também podem contar com o trabalho do ilustrador. Não há obrigatoriedade de conclusão de curso superior para o ilustrador. Por outro lado, a conclusão de um curso nas áreas de Artes Visuais, Artes Plásticas ou Design pode ser um diferencial para a carreira do ilustrador. Roteirista Apesar de frequentemente associado com o cinema, o roteirista é um profissional versátil que pode criar ou adaptar histórias para produções audiovisuais, como:

  • filmes

  • séries

  • novelas

  • peças de teatro

  • documentários

  • videoclipes.

O roteirista pode atuar de forma autônoma, criando e vendendo roteiros para empresas, ou dentro de empresas que trabalham com produção audiovisual. Confira as bolsas de estudo em Audiovisual que estão disponíveis no site da QB e, caso você queira ver novas possibilidades de cursos, a UNIFF também tem ofertas para bolsas de estudo para o curso de Produção Audiovisual. Diretor de Arte O diretor de arte é o profissional responsável pelo desenvolvimento da concepção visual de um produto. Este profissional está apto ao trabalho no mercado cinematográfico, em veículos de comunicação, em diversos tipos de empresas, seja com vídeos institucionais e anúncios e/ou em jogos. O diretor de arte terá atuações próximas de profissionais de cenografia, figurino, iluminação, maquiagem e sua formação acadêmica poderá ser realizada nas áreas de Artes, Design de Jogos, Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda. Por fim, considere também os cursos de bacharelado em Teatro e o tecnológico em Produção Cultural para ingressar na área da direção de arte. Figurinista O figurinista é o profissional que elabora a vestimenta, ou figurino, de personagens e/ou profissionais em produções artísticas, como peças de teatro, programas de televisão, filmes, musicais, de acordo com a página da profissão na UNIFF. O profissional poderá atuar na produção e na criação dos personagens, no cenário de vestuários, adereços e em detalhes da vestimenta. O figurinista é responsável por planejar e criar a imagem desses personagens, considerando vestuário e adereços. Para isso, ele deve estudar atentamente o roteiro da produção, aprofundando-se nas características da personagem e na época e na região retratadas, garantindo o máximo de fidelidade possível para garantir qualidade e credibilidade à produção.

1 visualização
bottom of page