top of page

8 cursos para quem quer trabalhar no exterior

Uma experiência de trabalho internacional, além de aprimorar o aprendizado de um novo idioma e melhorar o currículo profissional, também é uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal, ao conhecer novas culturas, pessoas e lugares.

Por esses e outros motivos, trabalhar no exterior é o desejo de muitos brasileiros. Entretanto, para evitar dificuldades e conseguir as melhores oportunidades de emprego, o mais indicado é já ter uma formação de nível superior aqui no país.

Ao ser graduado, a pessoa tem muito mais chance de conseguir trabalho na sua área e em cargos mais altos. Além disso, pode começar uma pós-graduação no país que estiver, melhorando ainda mais sua carreira.

Dentre todos os cursos de graduação, alguns fornecem maior possibilidade de trabalhar no exterior, seja porque possuem áreas de atuação amplas ou porque são profissões estratégias no mercado internacional. Conheça quais são esses cursos abaixo!

Você tem vontade de ter uma experiência de trabalho internacional? Então confira alguns dos principais cursos de graduação indicados para quem deseja trabalhar em outro país e construir uma carreira no exterior:


Letras

O curso de Letras pode ser encontrado no formato de bacharelado ou licenciatura e tem uma duração de quatro anos. Ao final da graduação, os profissionais formados possuem uma grande compreensão do funcionamento da Língua Portuguesa, idiomas estrangeiros e de suas respectivas literaturas.

Além disso, ao final do curso, o aluno, em geral, se especializa em uma língua moderna, como inglês, espanhol, francês e alemão, mas também tem a opção de se dedicar a línguas clássicas, como latim e grego. Assim, este profissional pode trabalhar em escolas, universidades, editoras, e na comunicação de empresas, atuando como professor, tradutor, editor em diversos países.


Relações Internacionais

O curso de Relações Internacionais dura quatro anos e é muito conhecido por ter uma formação abrangente e possibilitar que o profissional seja capaz de fazer negócios internacionais. Além disso, eles devem compreender os cenários e tendências no exterior para que possam conquistar mercados, reverter perdas e conciliar culturas distintas.

Os internacionalistas, como são chamados os graduados nesse curso, normalmente atuam em empresas multinacionais, ministérios, ONGs e embaixadas. Inclusive, o curso de Relações Internacionais é um dos mais indicados para se tornar um Embaixador, uma vez que este cuida das relações diplomáticas entre países.

De uma forma geral, aqueles formados em Relações Internacionais trabalham com diplomacia, política internacional e assessoria de governos e empresas, realizando análise da conjuntura econômica e social de um país, negociações e operações financeiras internacionais.


Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, também conhecido como ADS, é um tecnólogo com duração média de dois a três anos. Após formado, o profissional está qualificado para a criação de sistemas informatizados, com conhecimento de programação dos mais diversos tipos e linguagens operacionais. O profissional formado em ADS pode trabalhar nas áreas de tecnologia de uma organização e até mesmo em outras que utilizem sistemas informatizados. A profissão é muito requisitada tanto em grandes corporações quanto em pequenas empresas, possibilitando que o profissional, ainda mais se tiver fluência no inglês, trabalhe em diversos países.

O curso de Administração é encontrado na forma de bacharelado de quatro anos. De uma forma geral, os administradores são responsáveis por gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização – seja ela privada, pública ou do terceiro setor. Por ser uma formação muito ampla, este profissional encontra mercado em diversos países.

Nos primeiros anos do curso do Administração os estudantes tem acesso a matérias mais básicas e gerais, como matemática, direito, sociologia, informática, contabilidade e economia. Entretanto, a partir do 5º semestre passam a ter disciplinas específicas como logística, recursos humanos, marketing, contabilidade, negociação, etc.


Comércio Exterior

O curso de Comércio Exterior pode ser encontrado na forma de bacharelado, tecnólogo ou ainda como especialização, muito buscada por quem cursou Administração. Em média, o curso possui quatro anos de duração e prepara os profissionais para mediar as relações de compra e venda de diferentes países, além de planejar e gerenciar a logística e as operações do comércio internacional.

Dentro do mercado de trabalho, o profissional formado em Comércio Exterior atua em empresas privadas, normalmente no ramo da importação, logística, câmbio, instituições financeiras e agências governamentais. Por esses motivos, a profissão encontra muita oportunidade em companhias fora do país, ainda mais se o profissional for habilitado no idioma do local.


Jornalismo

Jornalismo é um curso oferecido no formato bacharelado e possui quatro anos de duração. Por ser um curso dentro da área de comunicação e muito abrangente, a formação permite trabalhar principalmente como repórter, redator, editor, assessor e correspondente internacional.

Neste último caso, é quando o jornalista trabalha e mora em um outro país, fazendo a cobertura dos principais acontecimentos de lá e mandando para os jornais no Brasil. Além disso, com a formação em Jornalismo e com o domínio do idioma, é possível trabalhar como redator de artigos e produtor de conteúdo para sites, portais e empresas de outros países.


Engenharia da Computação

O curso de Engenharia de Computação possui cinco anos e é oferecido como um bacharelado. Ele forma profissionais habilitados para o desenvolvimento e planejamento de softwares e hardwares, algo necessário para o desenvolvimento de qualquer empresa, principalmente em países que possuem alta demanda tecnológica.

No mercado de trabalho, as empresas buscam os engenheiros de computação para criar e gerenciar sistemas tecnológicos. Estes profissionais atuam na instalação, operação e manutenção da rede de computadores, transmissão de dados e sistemas de automação comercial e industrial, podendo trabalhar em diversas empresas pelo mundo afora.


Medicina

O curso de Medicina é oferecido como um bacharelado e tem uma duração mínima de 6 anos. Entretanto, para aqueles que desejam se especializar, são obrigatórios mais dois anos de residência médica após formado. Após formados, estes profissionais lidam diretamente com a saúde humana, diagnosticando, tratando e prevenindo doenças.

Estes profissionais são muito requisitados em hospitais, clínicas e centros de saúde de vários países, sendo uma das profissões bem valorizadas tanto no Brasil quanto no exterior. Para se ter uma ideia, o Bureau of Labor Statistics (BLS), órgão estadunidense responsável por compilar os dados sobre o trabalho do país, estima que, até 2026, existam mais de 69 mil novas vagas de trabalho nesta área nos Estados Unidos.

4 visualizações
bottom of page