top of page

5 profissões para quem gosta de liberdade

Atualizado: 17 de jan. de 2023

Você é uma pessoa que curte explorar novos caminhos, viajar e conhecer diferentes culturas, povos e lugares? Ou tem vontade de trabalhar de uma forma que consiga estipular seus próprios horários e rotina, conciliando o trabalho com outras atividades?


Então você precisa saber que, dentro do mundo corporativo, existem diversas profissões que fornecem uma maior liberdade de trabalho, tanto para conhecer novos lugares quanto para obter uma maior qualidade de vida e trabalhar de onde quiser.

Além disso, atualmente, um cenário positivo é que muitas empresas passaram a focar também na saúde e qualidade de vida do funcionário, fornecendo modalidades de trabalho híbrido ou totalmente home office, o que muitas vezes resulta em uma liberdade maior para os hobbys e afazeres particulares.


5 profissões para quem gosta de liberdade

Há profissões em diversas áreas que possibilitam uma maior liberdade de rotina e de horários, entretanto, separamos abaixo algumas das que mais proporcionam essa liberdade, seja por serem encontradas remotas na maioria das vezes ou por permitirem uma maior autonomia e independência do profissional no dia a dia de trabalho. Venha conferir!


Designer

Responsável por criar toda a identidade visual de uma campanha, empresa ou até mesmo evento, este profissional faz o design de sites, panfletos, outdoors, banners, embalagens, anúncios, logotipos e vários outros recursos. Para se tornar um Designer é preciso fazer o curso superior de Design Gráfico, que tem uma duração média de 4 anos.

É uma profissão que exige muita criatividade e o uso de equipamentos e programas necessários de edição no dia a dia, assim, o trabalho pode ser facilmente desenvolvido a distância, o que permite maior liberdade para viajar trabalhando ou ter um horário bem mais flexível.


Social Media

O profissional de Social Media normalmente é formado em áreas relacionadas à comunicação social, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Marketing. Em linhas gerais, o Social Média é responsável pela gestão, atualização e geração de conteúdo e tráfego para as redes sociais de empresas, marcas ou personalidades.

Dessa forma, o trabalho de um social media também pode ser bem desenvolvido em grande parte do tempo a distância, com o uso dos equipamentos necessários e chamadas de vídeo, o que garante uma grande liberdade para trabalhar de diversos locais, por exemplo.

Inclusive, há várias pessoas que são "nômades digitais", ou seja, precisam apenas de uma conexão com a internet para desenvolver o seu trabalho e atuam como social media, produzindo conteúdos até mesmo para o seu próprio perfil ou canal em redes sociais.


Programador

Partindo para a área de tecnologia, o programador é uma das atuações dos profissionais de TI. Eles são os responsáveis por desenvolver e manter diferentes tipos de softwares para diversos tipos de sistemas, para empresas ou mesmo para uso pessoal.

Como explicado, a profissão é bem ampla e os profissionais podem ser formados em áreas como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Tecnologia da Informação, Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software.

Assim como as profissões anteriores, normalmente para desenvolver o seu trabalho o programador só precisa dos programas necessários e uma boa conexão estável de internet, o que permite trabalhar com maior liberdade de horários e rotinas.


Professor

Diferente do que alguns podem pensar, atualmente um professor consegue trabalhar remotamente, dando aulas a distância por meio de chamadas de vídeo ou até mesmo atuando como tradutor e/ou professor de idiomas. Para se tornar professor, é necessário fazer o curso de Letras, graduação que normalmente dura 4 anos.

Com essa versatilidade de atuações desta carreira, os professores podem facilmente trabalhar de qualquer lugar, o que permite maior flexibilidade e liberdade no dia a dia da profissão, podendo trabalhar estando até mesmo em um outro país.


Fotógrafo

Como o próprio nome já diz, o fotógrafo é o profissional que tira e elabora fotografias, sejam elas estáticas ou dinâmicas, podendo ser especializado em diversos segmentos. Para se tornar um fotógrafo, apesar de não ser necessário fazer graduação, ter um curso superior como Jornalismo e Publicidade e Propaganda é muito bem visto e recomendado, além de existir opções de cursos profissionalizantes de Fotografia.

É claro que vai depender muito da área de atuação que o profissional escolher, mas, pela possibilidade de fotografar diversos lugares, pessoas e eventos, ser fotógrafo é uma profissão que proporciona bastante liberdade. Inclusive, muitos fotógrafos realizam viagens a trabalho e conhecem muitos locais.


4 visualizações
bottom of page