top of page

5 áreas do Direito que podem bombar nos próximos anos

Todos os estudantes e vestibulandos que desejam entrar na graduação passam por essa pergunta: quais áreas do Direito estão em alta? Como escolher o melhor caminho e como reunir ele com uma maior facilidade de emprego e condições de crescimento? Se você está aqui à procura dessas respostas, acompanhe o artigo abaixo.

Escolher a área é importante, pois indica em quais segmentos se aprofundar nos estudos e carreira, evitando assim, ficar sem casos ou sofrer com um início mais lento na área. Um exemplo claro disso foi a área Trabalhista, que perdeu uma boa parte dos casos após a aprovação da Reforma Trabalhista, no ano de 2017. Outro ponto que pode contribuir para a escolha são as mudanças causadas pela pandemia. Muitos mercados estão em plena mudança, seja de regime, adaptação jurídica ou até mesmo fim de operações. Com isso, podem não voltar desse período com a força que tinha. Outros, caso voltem, serão reformulados, inclusive direitos civis, como alterações na área da Saúde e do novamente do trabalho. Se deseja saber mais sobre quais áreas do Direito podem ter mais demanda nos próximos anos, preparamos o artigo para você. Vamos lá?

Direito Médico A área regulamenta, estuda e dá suporte para profissionais e empresas do setor de saúde e é uma categoria que faz a ponte entre o mundo jurídico e a Medicina, sendo chamada de Direito Hospitalar ou


Médico. A atuação do profissional pode ser em defesa dos pacientes, dos médicos, das instituições e até mesmo dos planos de saúde, em casos como erros médicos, faturas e cobranças, obtenção de medicamentos, leitos e vagas e toda a mediação de situações que mexem com a saúde e bem-estar, pontos cruciais para as pessoas. Com a pandemia, aumento do grau de importância do SUS e da saúde para o brasileiro, além de novas tecnologias e aperfeiçoamentos nas relações entre todas as partes, o profissional formado em uma faculdade de Direito poderá atuar de forma sistêmica na área, contribuindo para as questões de forma legal e transparente.


Mediação Outra área impactada também pela reforma Trabalhista é a mediação. Ainda que não seja um segmento específico do Direito, ela é uma forma de atuação que já está em crescimento. Isso acontece devido a um esforço do Judiciário em reduzir o volume de casos em execução em cada momento no nosso país. Podemos associar também ao momento de crise econômica, que aumentou o número de mediações entre empresas, por exemplo. Devemos considerar que o sistema Judiciário brasileiro é lento, o que faz com que os processos demorem anos para serem concluídos. A ferramenta da mediação ajuda a desjudicializar casos mais leves, partindo de um princípio de acordo mútuo, o que na maioria das vezes é visto como benéfico por ambas as partes.


Compliance O Compliance e Direito Empresarial é um setor que vem crescendo muito nos últimos anos, já que intermedia as legalidades de uma relação que contou com muitas alterações nos últimos anos. É um segmento muito importante para as grandes empresas, considerando o contexto vivido no Brasil. As medidas de Compliance ajudam as empresas a evitar situações graves, que poderiam ser evitadas com uma consultoria ou atuação forte de profissionais da área. Crises diversas como casos de corrupção, processos trabalhistas, transparência e até mesmo de identidade de marca poderiam ser evitadas com um setor jurídico ativo dentro das empresas. Além disso, o Compliance pode evitar outros tipos de problema como questões tributárias e com fornecedores. A área pode ser vista como um grande consultor da Lei, definindo procedimentos e regras das empresas para evitar conflitos ou riscos, sejam eles éticos ou jurídicos.

Direito Digital A internet ainda é um terreno de difícil atuação jurídica, mas diversas leis e estudos estão ganhando espaço na legislação de Direito Digital. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é vista como uma área que precisará de grande suporte de profissionais capacitados para interpretar e atuar sobre elas, seja como consultores ou mesmo advogando com base nela. O cenário virtual é cheio de fraudes, brechas, violações de privacidade e até mesmo roubo de propriedade intelectual. Ao somarmos o desconhecimento da maioria das pessoas, aliado à má fé, o Direito Digital se torna uma área carente e em constante crescimento, seja por golpes em lojas virtuais, redes sociais e outros sites em geral. Toda essa movimentação traz a expectativa de que os profissionais que escolham essa área tenham um desenvolvimento de carreira rápido e com constante atualização, o que pode agradar e motivar muitos dos estudantes formados já com o uso da tecnologia desde a infância.


Direito Ambiental O Meio Ambiente é um dos pontos mais insurgentes dos últimos anos para todo o mundo. O aumento da preocupação com as mudanças climáticas e a sustentabilidade são questões que chegaram no âmbito empresarial com o ESG (sigla para ambiental, social e governança, em inglês) cada vez mais ativo. O advogado especializado em Direito Ambiental atua tanto ao lado de empresas, na defesa e prevenção de diversos processos, mas também em conjunto com a promotoria ou acusação, em diversos assuntos relacionados. Essa crescente afetará os formados em Direito que queiram seguir essa carreira, já que a expectativa é que haja um aumento de casos, de situações de conflito e até mesmo da importância dada ao assunto.

0 visualização
bottom of page