top of page

4 profissões em alta na área de Contabilidade

Comemora-se o Dia do Contador em 22 de setembro e, pensando nesta data que celebra os profissionais da contabilidade de todo Brasil, a UNIFF publica mais uma edição da série sobre profissões. Vamos apresentar possibilidades profissionais na área das Ciências Contábeis para você. O Dia do Contador é comemorado no dia 22 de setembro. Conheça outras três profissões correlatas e provenientes da formação em Contabilidade.


Contador O contador é o profissional que cuida da organização financeira de pessoas, empresas e instituições. A atuação deste profissional abrange o controle das entradas e saídas de uma empresa, as questões sobre tributos e patrimônios, encargos trabalhistas, balanços e quaisquer tipos de dados financeiros que serão necessários para a administração das finanças e em acordo com a lei vigente. O profissional pode atuar de forma independente, abrindo seu próprio escritório de contabilidade e atendendo às demandas de pessoas físicas e jurídicas conforme sua capacidade de volume de trabalho e equipe disponível. Por outro lado, este profissional pode ser requisitado por empresas, que solicitem um contador interno e dedicado somente aos seus serviços.

Auditor O auditor desempenha funções com as questões financeiras, contábeis e fiscais de uma empresa e garante que as ações empresariais estejam em conformidade com a legislação. Entre suas funções, está também de assegurar o cumprimento devido de regras e normas, buscando otimizar os processos e solucionar irregularidades. De acordo com a página da profissão, o auditor analisa documentos ou processos, trabalha na coleta de dados e faz avaliações de possíveis problemas. Dentro das empresas, a atuação do auditor é a avaliação minuciosa para propor soluções e garantir o cumprimento das normas legais, principalmente as que dizem respeito ao pagamento de tributos e à organização financeira da instituição. O gestor financeiro possui amplo conhecimento sobre a área de atuação e o manuseio das finanças e recursos empresariais. Este profissional poderá realizar investimentos, captar recursos, investir em determinadas áreas (internas e externas) e promover mudanças sobre o destino de recursos da empresa. O profissional também terá conhecimentos sobre gestão orçamentária, análise de demonstrações contábeis, gestão de custos e investimentos, temas básicos de Economia e Administração, controladoria e finanças de corporações.

Controller

O controller tem um cargo de altíssima responsabilidade nas organizações em que trabalha. Ele é responsável por garantir o uso dos recursos da empresa de forma rentável, defendendo os interesses dos acionistas.

Sua função principal é maximizar lucros, reduzindo ao máximo as eventuais perdas, o que faz com que, para ele, seja essencial ter conhecimentos sólidos em Administração e Contabilidade, bem como da empresa em que trabalha e do seu ramo de atuação.

De acordo com a página da profissão, o controller coleta e analisa informações de custos, despesas e lucros; desenvolve metas financeiras e contábeis; projeta custos, despesas, investimentos; elabora demonstrações contábeis e desenvolve planejamentos de longo prazo.

1 visualização
bottom of page