top of page

12 cursos para trabalhar na área esportiva

Se gosta de algum esporte e deseja trabalhar com ele, saiba que não necessariamente você precisa ser um atleta profissional. Existem diversas profissões relacionadas com variadas práticas esportivas que te permitem vivenciar experiências incríveis.

São muitas as atribuições relacionadas ao esporte: de nutricionistas a psicólogos, médicos a gestores de equipes… Veja a lista que o Estratégia Vestibulares preparou para você! Educação Física O curso é sempre o primeiro a ser pensado quando falamos de esporte. O profissional formado em Educação Física pode desenvolver, monitorar e executar diversas atividades físicas, podendo trabalhar em locais específicos voltados para esse setor como academias, clubes e escolas.

Nutrição A alimentação de um atleta precisa ser muito bem controlada por nutricionistas especializados. Cada esporte tem uma necessidade e o profissional trabalha estudando os melhores caminhos para cada um de seus atletas, conhecendo desde a fisiologia até mesmo a anatomia humana.

Fisioterapia Identificar, tratar e prevenir lesões são parte do cotidiano de um profissional da Fisioterapia. Atletas trabalham com seu corpo o tempo todo, e mantê-los aptos a realizar todas as atividades necessárias faz parte do escopo de um fisioterapeuta.

Psicologia Se o corpo precisa estar em dia, a mente também! Pressão pela vitória, ambiente competitivo e desenvolvimento de carreira são alguns dos pontos trabalhados por profissionais da Psicologia esportiva. A rotina pode envolver trabalhos individuais e coletivos, quando envolvem uma equipe de um determinado esporte.

Medicina A medicina esportiva é cada vez mais importante quando falamos de esporte, principalmente no alto nível. Cada detalhe importa e o rendimento de um atleta é afetado quando um tratamento não segue os mais altos padrões estabelecidos. E essa é a responsabilidade de um médico especializado nessa área. Dentre as especializações, destacamos a traumatologia, cardiologia e ortopedia. Jornalismo O jornalista esportivo é responsável por transmitir a informação e a emoção do esporte em transmissões esportivas, além de comentar pontos sobre movimentos, opções táticas, técnicas de execução e até mesmo sobre o evento em si.

Publicidade e Propaganda Atletas são também a imagem de um estilo de vida, comportamento e cultura. A publicidade visa explorar os atletas também como marcas, trazendo maior rentabilidade aos seus clientes, seja uma pessoa ou mesmo uma equipe ou clube. O marketing esportivo movimenta todo o setor e busca levar um pouco desse universo para as ruas e pessoas comuns.

Design Criação de uniformes, logos, produtos para venda ou desempenho… Sempre tem um, ou vários, designers na jogada. Eles auxiliam a projetar a imagem desejada por eventos, atletas, clubes e o que mais estiver relacionado ao esporte, para o público em geral.

Direito O Direito esportivo auxilia o entendimento entre as partes: atletas, marcas, eventos, clubes e até mesmo as regras do jogo… tudo precisa estar alinhado sobre suas responsabilidades e deveres legais. A área faz as conexões entre as partes, atuando, por vezes, como um mediador, dos objetivos de seus clientes.

Administração O processo de administrar um clube ou equipe esportiva é muito trabalhoso e exige preparação. O esporte vem exigindo cada vez mais conhecimento e investimento, e um bom administrador precisa ter entendimento sobre o assunto e como manejar todas as questões envolvidas no processo.

Relações Públicas O fluxo de comunicação e informações divulgadas por um clube, equipe e até mesmo seus eventos podem ser desenvolvidos por profissionais de Relações Públicas. Toda a construção de imagem por trás do esporte e seus profissionais podem passar pelos conhecidos RP.

Matemática A estatística é uma área que ganha muita importância no esporte de alto rendimento, já que cada detalhe conta: um milésimo de segundo, o número de chutes no alvo, porcentagem de acerto ou erro de uma determinada jogada. Investimentos altíssimos estão em jogo e esse profissional pode determinar qual é o movimento ideal para melhorar o desempenho de um atleta ou equipe.

4 visualizações
bottom of page