top of page

10 profissões para trabalhar com Arte


Artista visual

Dentro da área profissional de atuação, o bacharel em Artes Visuais possui conhecimento sobre a concepção e a habilitação para o desenvolvimento de obras de arte. Além da possível presença na indústria cultural, o profissional está apto para produção e crítica artística. Por outro lado, aos licenciados em Artes Visuais, os profissionais podem atuar como professor no ensino fundamental, médio e superior. Ainda neste texto, falaremos sobre os profissionais licenciados em Artes.


Artista cênico

De acordo com a página da profissão, o profissional de Artes Cênicas está apto a ministrar cursos de atuação, trabalhar com a elaboração de críticas artísticas, produção de peças, programas de televisão e filmes, além de atuar. Por falar em filmes e programas de televisão, o artista cênico também pode desempenhar funções na dublagem das obras.

O profissional em Artes Cênicas terá acesso a uma grade curricular diversificada em um curso superior. Consequentemente, as suas possibilidades de atuação e trabalho também são vastas em sua carreira profissional.


Artista plástico

O artista plástico é o profissional que detém conhecimento de técnicas e materiais responsáveis pela criação de obras artísticas. Com o conhecimento artístico, o profissional pode se especializar na utilização de materiais, como por exemplo, tinta, argila e gesso, em sua produção.

De acordo com a página da profissão, o profissional poderá trabalhar em parceria ou desempenhando funções de ilustrador ou desenhista, designer, fotógrafo, diretor de arte, curador, gestor cultural, crítico de arte.



Cenógrafo

O cenógrafo possui conhecimento sobre todo o processo de produção cenográfica. Portanto, o profissional poderá projetar, coordenar e criar a construção de cenários de diversas produções. Apresentações de teatro, shows musicais e sets de filmes, por exemplo, são locais que podem ser contemplados com as ações do cenógrafo. Vale destacar que o cenógrafo pode trabalhar em parceria com o diretor e/ou com o produtor do espetáculo.


Cineasta

Apaixonados e apaixonadas pela sétima arte, chegamos ao momento de vocês. O primeiro destaque vai para a ampla possibilidade de produção de um cineasta. Muito além da telona, o profissional poderá atuar na produção de vídeos institucionais ou vídeos com a proposta artística, animações, vídeos com a temática jornalística, documentários e vídeos publicitários.

O processo de produção de filmes e vídeos envolve várias etapas - produção, roteiro, gravação e outras - e o cineasta terá conhecimento e possibilidade de coordenar/supervisionar todos os processos da do seu trabalho cinematográfico.


Desenhista

O desenhista é um artista que produz representações gráficas de abstrações, objetos, pessoas, locais e situações, sejam elas existentes ou não. A atuação profissional do desenhista pode abranger, e propor através dos desenhos, melhor compreensão de um determinado tópico, levantar discussões, promover entretenimento ou reflexões. Além disso, o desenhista pode auxiliar no processo de vendas de um produto ou decorar objetos e locais.

Para se tornar desenhista, não há obrigatoriedade de conclusão de curso superior. Por outro lado, as faculdades de Artes Visuais, Artes Plásticas e Design possuem grades curriculares que contemplam as atividades do desenhista.


Ilustrador

De acordo com a página da profissão, o ilustrador é o profissional que cria desenhos, animações, elementos gráficos, montagens, entre outras criações imagéticas, para empresas e clientes em geral. Seu trabalho é fundamental para o desenvolvimento da identidade visual de produtos e marcas, como logomarcas. Dentro do âmbito profissional, o ilustrador pode trabalhar em parceria com profissionais ou times de criação e design. Além disso, o ilustrador poderá produzir para diversos segmentos profissionais. Por exemplo, empresas de marketing, veículos de comunicação e editoras podem ser contempladas com o trabalho do ilustrador.

Assim como o desenhista, não há obrigatoriedade de conclusão de curso superior para o ilustrador. Por outro lado, as faculdades de Artes Visuais, Artes Plásticas e Design possuem grades curriculares que contemplam as atividades do profissional.


Profissional licenciado em Artes

O profissional licenciado em Artes está apto ao planejamento e desenvolvimento de atividades que possibilitem a melhor percepção e o entendimento da arte visual em suas diferentes áreas. O licenciado em Artes pode atuar em âmbito profissional da educação e desempenhar funções em centros culturais. Além disso, o profissional poderá atuar na curadoria de exposições para museus públicos ou privados.


Profissional de dança

O profissional de Dança está habilitado ao processo de criação, produção, coordenação ou direção, além da atuação em apresentações, em Dança. O profissional poderá atuar como bailarino, estruturar ou dirigir espetáculos artísticos. Além disso, o profissional possui habilitação para desempenhar funções no setor educacional, seja com a atribuição de aulas ou realização de pesquisas sobre Dança e assuntos relacionados ao curso.


Roteirista

É muito comum associarmos o roteirista ao cinema, mas este profissional possui um vasto campo de atuação profissional. Afinal, o roteirista pode criar ou adaptar histórias para produção audiovisual de qualquer tipo, por exemplo, para filmes, séries, novelas, peças de teatro, documentários e videoclipes. O roteirista pode atuar de forma autônoma, criando e vendendo roteiros para empresas, ou dentro de empresas que trabalham com produção audiovisual.

2 visualizações
bottom of page