top of page

10 profissões na área de Vendas que talvez você não conheça

No último dia 15 de março foi comemorado o Dia Mundial do Consumidor no Brasil e muitas marcas aproveitaram a data para colocar produtos em promoção, disponibilizar descontos e buscar meios para atrair e movimentar o comércio - seja em lojas físicas ou plataformas digitais, através do e-commerce.

Consequentemente, muitas empresas aproveitaram para elaborar promoções durante sete dias, com a semana do consumidor, ou ofertas durante todo o mês de março, apresentando o mês do consumidor.

Além dos trabalhos diretamente ligados ao comércio, confira outras possibilidades que atrelam conhecimentos e ações com o setor de vendas.


Pensando nesta data, a UNIFF apresenta mais uma série textual sobre profissões e o tema desta quinta-feira (17/03) aborda 10 profissões na área de vendas que talvez você não conheça. Todos os exemplos mencionados estão presentes no Guia de Profissões, que abrange mais de 250 páginas sobre carreiras e possibilidades em áreas de atuação profissional.

Com as dicas sobre as publicações devidamente feitas, desejamos boa leitura para você!


1- Consultor de vendas O consultor de vendas é o profissional que atua diretamente com os clientes de uma empresa ou organização que trabalha com a venda de produtos e/ou serviços. Este profissional estuda o mercado de atuação do local em que trabalha e também identifica, analisa e avalia as necessidades dos clientes de um determinado setor. Há possibilidade de atuação com a negociação de preços, realização de pedidos de compra e reposição de produtos, prospecção de novos clientes, manutenção de cadastros, envio de propostas comerciais, e a conclusão de contratos de venda.

2- Advogado do consumidor Não é exatamente a venda de algum produto, mas assegurar os direitos do consumidor também pode ser associado com o processo comercial. Vale mencionar que o advogado do consumidor, ou advogado consumerista, é o profissional responsável pela defesa dos interesses de seus clientes nas relações comerciais de compra e consumo. Ele pode defender tanto os clientes quanto os fornecedores das mercadorias.

3- Consultor financeiro

O consultor financeiro possui atuação com pessoas físicas e/ou empresas. Sobre o cenário comercial, suas funções podem abranger a avaliação de fluxos de caixa e controle de estoque e estrutura de pagamentos. Com essas informações, o consultor poderá elaborar relatórios e/ou diagnósticos para desenvolver estratégias e auxiliar a gestão dos recursos da empresa. Todas as ações acima são correlatas ao atingimento de metas de lucratividade do comércio.

4- Operador de telemarketing De acordo com a página da profissão, o operador de telemarketing atende o cliente de uma empresa com o objetivo de vender produtos, prestar assistência ao cliente, realizar cobranças de contas em aberto, realizar pesquisas de satisfação, cancelar ou alterar planos, promover acordos e prestar informações sobre serviços. A maioria das empresas de telemarketing pede que os candidatos tenham o ensino médio completo e boa capacidade de comunicação. A experiência no setor não costuma ser necessária para as vagas mais comuns de operador de telemarketing. 5- Analista de marketing O analista de marketing executa atividades relacionadas à implementação dos planos de marketing, bem como outras atividades administrativas relacionadas ao impulsionamento das vendas. As ações e decisões afetam diretamente a imagem passada pela empresa e o acesso, pelos clientes, às informações dos produtos ou serviços vendidos. Este profissional pode atuar em empresas ou indústrias, no setor de marketing ou administrativo.

6- Assistente de marketing Pensando na área de Vendas, este profissional poderá desempenhar funções na criação e proposta de ideias de campanhas e eventos, exposições, lançamento de produtos, entre outros. De acordo com a página da profissão, o assistente de marketing trabalha muito próximo das equipes de criação e comercial, promovendo também o diálogo entre os setores. Outra possibilidade de atuação deste profissional é com a atualização de conteúdos em sites como a inserção textual em produtos de e-commerces.

7- Assistente comercial Este profissional pode estar envolvido em diversas etapas do processo de vendas, pois o assistente comercial poderá realizar a assistência em todos os processos da compra de um produto. Ele acompanha pedidos, entra em contato com clientes, desenvolve propostas comerciais e analisa o mercado, elaborando relatórios. Além disso, o profissional poderá prestar apoio logístico na gestão de mercadorias.

8- Representante Comercial O representante comercial é o profissional especializado em vendas, negociações, relacionamento e acordos comerciais. Ele faz a ligação entre a empresa e os clientes. Apesar da venda ser o principal objetivo do representante comercial, ele também é responsável pelo relacionamento com os clientes e suporte. Para um profissional atuar como representante comercial, não é exigido, por lei, uma formação específica ou diploma em curso superior. Por outro lado, é comum que um/uma representante comercial tenha concluído a graduação em cursos da área de negócios, como Administração, Marketing e Relações Públicas.

9- Promotor de vendas De acordo com a página da profissão, a principal função de um promotor de vendas é impulsionar e melhorar o desempenho de uma marca ou mercadoria, estimulando a compra pelo cliente. Ele é o profissional que vai a campo executar as estratégias de marketing de vendas de uma empresa. O promotor de vendas irá oferecer o produto ou serviço para o consumidor por meio de técnicas que o tornem bem mais atrativo e necessário para o cliente.

10- Social media O social media é o profissional responsável pela gestão, atualização e geração de conteúdo e tráfego para as redes sociais de empresas, marcas ou personalidades em seus perfis online. Pensando no processo de vendas e comércio, este profissional poderá divulgar produtos, serviços e novidades no perfil de uma empresa nas redes sociais, buscar interação com os usuários e manter um bom relacionamento com esse público. Além das empresas de comunicação, um social media pode atuar em lojas, serviços de streaming, supermercados, restaurantes, casas noturnas, academias e diversos outros espaços profissionais. A profissão de social media não é regulamentada por lei, mas é comum que a atuação seja em conjunto com jornalistas, relações-públicas, designers, publicitários e até profissionais do Marketing e da Administração.

0 visualização
bottom of page