top of page

10 profissões na área de Design que talvez você não conheça


Designer Gráfico

Provavelmente, um dos profissionais mais lembrados na área de Design. A opção pela habilitação em Design Gráfico promove conhecimentos de criação para veículos impressos de comunicação, além da geração de interfaces gráficas para mídias digitais. O designer gráfico possui habilidades que propiciam o trabalho em agências publicitárias, editoras, na área do marketing ou em veículos jornalísticos. Desta forma, a possibilidade de trabalho ao designer gráfico abrange empresas e há possibilidade de prestação de serviços para outros setores, como atuar no processo produtivo para estabelecimentos comerciais. Por fim, vale o destaque para a atuação em cursos superiores de Design Gráfico, ou seja, desempenhar funções no setor educacional. Designer de produtos

Com vasta atuação no mercado de trabalho, o profissional está habilitado para realizar projetos de embalagens para os produtos e prestar serviços de criação para indústrias ou comércios. O designer de produtos possui conhecimento para prover soluções e novas possibilidades sobre desenvolvimento de objetos. Em sua atuação, o profissional deve estar atento a tópicos como praticidade, funcionalidade e estética do objeto produzido.

Designer de interiores

A atuação do designer de interiores propõe o planejamento de espaços internos, utilizando materiais e itens que estejam de acordo com estética, funcionalidade e proposta do cliente. Além de casas e apartamentos, a pessoa que se profissionaliza em Design de Interiores está habilitada aos serviços para setores e estabelecimentos. Por exemplo, lojas e escritórios comerciais, museus, institutos culturais e empresas. Designer de moda

Segundo a página de profissões, o designer de moda possui conhecimento na criação, elaboração de desenhos, no desenvolvimento e administração de processos referentes ao setor da moda. O curso de graduação possui duração média de quatro anos para o bacharelado e dois anos para habilitação tecnológica. Vale destacar que o estudante pode fazer o curso de Design de Moda nas modalidades presencial ou EaD.

Designer de games

O designer de games está habilitado ao desenvolvimento de jogos eletrônicos para diversas áreas de atuação. Além do entretenimento, que é o mercado mais associado ao Design de Games, o profissional terá possibilidades de atuação no mercado publicitário e na produção educacional. O campo de atuação pode abranger equipamentos de realidade virtual e simuladores, por isso, a produção do designer de games pode proporcionar aprendizado ou aperfeiçoamento sobre uma determinada área.


UX designer

UX designer, em português, designer de experiência de usuário, é o profissional que detém conhecimento para aplicar melhorias na experiência do cliente durante o período de uso de um serviço ou produto. As pessoas que atuam nesta profissão, geralmente, têm formação acadêmica em áreas de Design ou em cursos de Tecnologia.

UI designer

UI designer, em português, designer de interface do usuário, promove a criação e o desenvolvimento da interface explorada pelo usuário em seu produto ou serviço. O profissional trabalha muito próximo do UX design, profissão que mencionamos anteriormente. Entretanto, as duas frentes de trabalho desempenham funções de detecção de necessidade dentro do processo de experimentação (UX) e execução de alterações e melhorias para fluidez do uso da interface (UI).


Web designer

Precisando de uma página na internet? O web designer vai pensar em todas as minúcias e possibilidades para você. A pessoa que se profissionalizar em web design tomará decisões sobre a aparência e funcionalidade de um site. A navegabilidade, o potencial para interação e quais são os itens presentes na página do seu cliente - podendo ser uma pessoa, empresa ou um órgão público - também são assuntos e projeções referentes ao web designer.


Desenhista industrial

O desenhista industrial elabora, desenvolve e executa projetos de design para produtos industriais. Assim como nas demais atuações do design, as atribuições do desenhista industrial abrangem a criação de projetos e protótipos dos produtos. Consequentemente, as questões como a funcionalidade e a estética de determinado objeto são pautadas, assim como em diversas profissões da área do design, dentro do cotidiano de trabalho do desenhista industrial.

Designer de joias

O profissional está habilitado para a criação de projetos joalheiros e, portanto, possui conhecimento sobre formas, estilos e materiais que são propícios à produção. Além disso, o designer de joias tem ciência da parte teórica e das execuções com os materiais do seu produto. Vale destacar a possibilidade de atuação para empresas de médio e grande porte ou de trabalho artesanal para o designer de joias.

0 visualização
bottom of page