top of page

10 profissões em alta para quem concluiu cursos técnicos

Os cursos técnicos apresentam formação em um período mais curto que a graduação. No texto da UNIFF, você encontra oportunidades em diversas áreas profissionais.


Antes de iniciar o texto, não esqueça de conferir os dois textos sobre diferença salarial entre homens e mulheres, publicados aqui na UNIFF. O primeiro foi 10 profissões com maior diferença salarial entre homens e mulheres, posteriormente, o texto sobre 10 profissões com menor diferença salarial entre homens e mulheres foi publicado no site. Depois desta dica, uma boa leitura para você!


1- Técnico em Enfermagem

O técnico de Enfermagem tem um papel fundamental na operação de uma unidade de saúde, atuando diretamente no atendimento aos pacientes, em funções básicas de prevenção e manutenção da saúde. A principal atribuição do técnico de Enfermagem é auxiliar os enfermeiros no cuidado dos pacientes.


2- Técnico em Edificações

O técnico em edificações está presente no dia a dia da execução de uma obra. Seu caráter multifuncional acarreta na presença deste profissional tanto no escritório de uma construtora quanto no canteiro de obras. Sua principal função é certificar que o desenvolvimento e execução das obras sigam em conformidade com o projeto elaborado.

Além disso, o técnico em edificações poderá atuar em conjunto com pedreiros, eletricistas, arquitetos, auxiliares administrativos, motoristas, engenheiros, encanadores e gerentes. Com o diploma em mãos, o técnico em edificações deve procurar o registro junto ao Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT).


3- Técnico em Segurança do Trabalho

O técnico em segurança do trabalho é o profissional que analisa e avalia o ambiente de trabalho, desde suas instalações até seus processos, trabalhando em prol da prevenção de acidentes e doenças que possam ser adquiridas pela rotina ocupacional. O técnico em segurança do trabalho ainda identifica os possíveis riscos de acidente no trabalho e implanta ações corretivas.


4- Técnico em Radiologia

O técnico em radiologia realiza exames radiográficos tradicionais, com domínio de soluções químicas e processamento do filme, além de preparar o paciente para os demais exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem. Em adição, o profissional também faz o acompanhamento do uso de meios de contraste radiológicos.


5- Técnico em Informática

O técnico em informática é um profissional que tem entre suas responsabilidades a montagem, acabamento e manutenção de computadores, além da identificação e correção de problemas em aparelhos eletrônicos. Ele também instala e configura redes e softwares, trabalhando no desenvolvimento de sistemas e websites.

Há empresas de diversos segmentos, geralmente as de médio e grande porte, que possuem núcleo de profissionais de tecnologia para atenderem às demandas próprias.


6- Técnico em Mecânica

De acordo com a página da profissão, o mecânico é o profissional responsável por realizar reparação de problemas em motores e maquinaria, como automóveis e outros veículos de transporte, equipamentos industriais, entre outros. Ele também realiza manutenção preventiva periódica desses mesmos maquinários.


7- Técnico em Logística

O profissional de logística é o responsável por gerenciar os materiais, produtos e recursos de uma empresa e pela organização operacional. Ele administra o estoque, controla o armazenamento, cuida da compra de suprimentos necessários, planeja a movimentação interna, gerencia a distribuição entre fábricas, centros e varejo.


8- Técnico em Recursos Humanos

Este profissional apoia e/ou conduz todas as tarefas relacionadas ao setor de RH de uma empresa ou organização. Ele está envolvido em todos os processos que envolvem a gestão e o bem-estar do capital humano da empresa (os funcionários), e o processo seletivo para contratação de novos colaboradores.


9- Técnico em Contabilidade

O contabilista pode ser um profissional formado em Ciências Contábeis - caso em que também pode ser chamado de contador - ou então formado em curso técnico na área. O profissional está geralmente atrelado às áreas financeira, patrimonial e econômica de sua empresa ou organização.

O contabilista, em atuação como técnico em contabilidade, poderá trabalhar com prestação de contas, cálculo de impostos, análise de contas e despesas, além de registros e lançamentos em sistemas.


10- Técnico em Mecatrônica

O profissional desta área terá qualificação para trabalhar com sistemas robóticos de automação, visando a otimização de processos dentro das indústrias. O técnico também atuará com a interpretação e execução de projetos, podendo operar equipamentos e realizar manutenção.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page