top of page

Área do planeta coberta por recifes de coral é maior do que se pensava

Através de um satélite foi descoberto uma área de 348 mil quilômetros quadrados de recifes de coral rasos

Uma pesquisa recente liderada pela Universidade de Queensland mostrou que há mais áreas de recifes de coral em todo o mundo do que se pensava anteriormente. A descoberta foi feita através de um mapeamento detalhado de um satélite.


De acordo com os cientistas foram identificados 348 mil quilômetros quadrados de recifes de coral rasos, com 20 a 30 metros de profundidade. Estimativas anteriores indicavam uma área de 154 mil a 301 mil quilômetros quadrados.


“Descobrimos que 80 mil quilômetros quadrados de recife têm um fundo duro, onde os corais tendem a crescer, em oposição a um fundo macio como areia, cascalho ou ervas marinhas”, explicou Mitchell Lyons, pesquisador da Universidade de Queensland e autor principal do estudo.


Para a pesquisa, foram utilizados mais de 1,5 milhão de amostras e 100 trilhões de pixels dos satélites Sentinel-2 e Dove CubeSat da Planet ​​para capturar detalhes em escala fina em um mapa global de alta resolução.


“Esta é a primeira representação precisa da distribuição e composição dos recifes de coral do mundo, com uma terminologia clara e consistente. Esses dados permitirão que cientistas, conservacionistas e responsáveis por políticas públicas entendam e gerenciem melhor os sistemas de recifes”, afirmou o autor da pesquisa.


Link de referência da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page